top of page

EDIÇÕES ANTERIORES

MPL_Banner-Site-Peri.png

11 E 12 DE MARÇO DE 2023

PRAÇA DO SOL • PARQUE MUNICIPAL

Uma cidade acolhe muitas experiências e é por elas constituída. Os que vêm de outros lugares se encontram com os que aqui nasceram e juntos criam formas de vida, partilhando mutuamente saberes, culturas, crenças, costumes e sonhos. Em imagens criadas por artistas de Belo Horizonte e sua região metropolitana, narramos as histórias de muitas pessoas, trabalhando para que elas estejam no horizonte de todas.

MINAS NO PLURAL LITERÁRIA, DIVERSA E INCLUSIVA FAZ BELO HORIZONTE MAIS FELIZ

INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA MINEIRA

MPL_meninanuvem.png

Nesta primeira ação do Minas no Plural em 2023, a programação é em parceria com o Movimento BH+Feliz, da Prefeitura de Belo Horizonte, e levará ao Parque Municipal intervenções de artistas visuais, contação de história, brincadeiras, música, oficinas e serviços da PBH.

VEJA O QUE ROLOU!

Sábado, das 10h às 17h

​

Inspirados pelas memórias afetivas pessoais e coletivas que constituem a identidade da cidade e do parque, os 29 artistas visuais convidados pintaram um tapume de 300 metros quadrados que isola a construção de um espaço multiuso.

​

ARTISTAS PARTICIPANTES:

​

Alexandre Rato, Aline Lemos, Amma, Angelo Abu, Anna Göbel, Ataíde Miranda, Binho Barreto, Bruna Lubambo, Caio Ronin, Cecília Cruz, Dri Santana, Fear, Fernando Perdigão, Gud Assis, Hely Costa, Iara Jota, Kaos, Lauro Couto, Mari Flô, Mariana Marinato, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Ramar, Raquel Bolinho, Santiago Régis, Sanzio Marden, Saulo Pico, TOT e Wallison Gontijo.

Domingo, das 9h às 14h

​

Finalização e apresentação dos 30 murais produzidos

Contação de histórias e Biblioteca ao ar livre

Confecção de brinquedos e brincadeiras populares, com brincantes

Cortejo da Banda do Bororó, com performance da Trupe Gaia.

Oficina de Malabares, com a Trupe Gaia.

Pintura livre de dois murais para crianças.

Varal de poesias.

Tatuagens temporárias em crianças e distribuição de balões do BH + Feliz.

Tenda da Saúde, com vacinação bivalente COVID-19 (65 anos +) e aferição de pressão e glicemia
Tenda da Cidadania, com atendimento da Ouvidoria Pública aos cidadãos.
Oficina Arte na Saúde para crianças 
Presença do Galo Doido
Projeto Mais Flor Por Favor

O PARQUE MUNICIPAL AMÉRICO RENNÉ GIANNETTI

Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.


Com área de 182 mil metros quadrados, o parque localiza-se no Hipercentro, região mais adensada da cidade e desempenha relevante papel no equilíbrio entre o processo de urbanização e preservação do meio ambiente.


Foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon que utilizou no paisagismo espécies nativas e exóticas, e forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. As ruas do Parque são chamadas de Alamedas por possuírem árvores de ambos os lados. 


Possui flora diversificada, com árvores e plantas ornamentais fornecedores de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna. 


É uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte devido a sua localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer como brinquedos, barquinhos a remos, animais de montaria e eventos.

ACOMPANHE NOSSAS REDES

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
MPL_meninadeitada.png
MPL_CHANCELAS-COM-PBH.png
bottom of page