top of page

FLIB  • 1ª  FEIRA LITERÁRIA DE BETIM

Banner-Site.png
1ª FLIB

Betim recebeu sua primeira Feira Literária, a FLIB, uma atividade criada pelo programa Rota do Saber, que teve como objetivo democratizar o acesso de crianças, jovens e adultos a uma intensa programação literária e cultural entre os dias 24 e 30 de outubro no Shopping Monte Carmo.

São homenageados no evento os escritores Conceição Evaristo e Walter Lara, que, com palavras e imagens nos oferecem narrativas para ver o mundo em que vivemos e as relações das quais fazemos parte, está pautada no entendimento da literatura como rota para muitos e diversos saberes.

O Rota do Saber é um programa criado pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e gestão intersetorial envolvendo a empresa, o Instituto Ramacrisna e a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Educação. O objetivo da iniciativa é promover a melhoria da qualidade do ensino fundamental, ao realizar a qualificação dos educadores, e oferecer conteúdos e atividades direcionadas aos estudantes.

A FLIB
 
A 1ª edição da FLIB traz em sua essência a interação entre escola e comunidade e o diálogo da literatura com diversas artes e saberes – ciência, música, teatro, artes visuais, culturas populares e tradicionais –, celebrando encontros e valorizando distintas experiências. A Feira conta com a participação de diferentes editoras nacionalmente conhecidas e, também, é um momento de apresentação dos projetos de português, matemática e artísticos desenvolvidos pelas escolas municipais participantes do programa Rota do Saber.
O Instituto Periférico apoiou o Instituto Ramacrisna no planejamento, curadoria e execução operacional do evento.
#FAZENDO A DIFERENÇA

Com um público total de 9.790 pessoas, a FLIB contemplou feira de livros, programação cultural, exposição e apresentação da Jornada Literária das escolas municipais de Betim, além da exposição: Walter Lara, o artesão de histórias. Teve também exposição e apresentação dos projetos de português, matemática e artísticos desenvolvidos pelas 68 escolas municipais participantes do programa Rota do Saber. 

36 atividades culturais e de formação

64 artistas 

8 lançamentos de livros de escritores de Betim

4.530 estudantes do Ensino Fundamental

331 alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA

logo_plataforma.png

SAIBA +

O Instituto Periférico está atento ao desenvolvimento sustentável do planeta e aderiu à agenda 2030 da ONU.  Este projeto possui ações alinhadas com os seguintes ODS: 

“O que falar de uma Feira Literária que me encheu de orgulho e faz acreditar que não foram perdidas tantas noites passadas, procurando aperfeiçoar uma técnica de desenho? Que me encheu de orgulho e também deixariam meus irmãos, que já não estão mais aqui, também felizes? Que tive homenagem ao lado da grande Conceição Evaristo, encontrei amigos e amigas, na minha cidade, no meu chão? Uma Feira Literária onde eu falei e fui ouvido sobre livros, desenhos, traços, cores e me senti muito, muito feliz!
Walter Lara
FLIB EM FOTOS
SIGA AS REDES DO FESTIVAL
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
SITE OFICIAL: FLIBETIM.COM.BR
bottom of page