Rumos-cor-v2.png
RM_Prancheta_01Icones.png
DSC00954.jpg
  • Instagram

O QUE É?

O “Rumos de Minas” é um projeto de identificação, registro e memória de ativos culturais dos municípios mineiros. Realizado pelo Instituto Periférico, engloba cerca de 50 cidades peculiares de Minas Gerais, localizadas ao longo da Via Liberdade, rota turística e cultural com 1.179 quilômetros que conecta o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e a capital do país, Brasília, por meio da BR 040. Cerca de 70% da rota está em Minas.


A estrada é a artéria principal e dela saem vários caminhos que levam a paisagens, cidades, natureza e patrimônios da humanidade.
O projeto propõe um novo olhar sobre as nossas riquezas naturais, patrimoniais e bens culturais em cidades bem pitorescas que abrigam a nossa gente. A proposta é registrar hábitos e costumes, particularidades geográficas e arquitetônicas, culinária típica, atrativos turísticos e históricos, festas populares, lugares e paisagens de diversas regiões de Minas Gerais.

CONCEITOS

Os atrativos visitados englobam os principais aspectos relacionados ao patrimônio presente no nosso estado, podendo ser classificados como Patrimônio Material (arquitetura, natureza e objetos) e Patrimônio Imaterial (artesanato, cozinha, expressões e festas). A busca constante foi por encontrar o que estava para além do comum, dentro dessa classificação.

DSC_8435-001.jpg

PRODUTOS

Por meio de vídeos e fotos, o Rumos de Minas apresenta um olhar afetivo sobre a diversidade e potencialidades das cidades visitadas. O conteúdo audiovisual produzido sistematiza diversas informações e saberes de importância para Minas Gerais, para o Brasil e para estudiosos e interessados de todo o mundo, em seus aspectos histórico, patrimonial, cultural e artístico.

ACERVO

O projeto resultará em rico banco de imagens (fotos e vídeos), exposto por meio de plataforma própria de conteúdo e redes sociais. Esse material poderá ser cedido sem ônus para entes públicos, escolas municipais e estaduais e colaboradores do projeto para fins promocionais e educacionais.


A disponibilização dos vídeos e das fotos para uso, sem fins lucrativos, em sites e redes sociais das prefeituras, das secretarias de cultura e turismo, dos circuitos turísticos de Minas, em centros culturais do estado e em escolas públicas, permitirá que mais espectadores tenham acesso ao seu conteúdo e reconheçam os bens culturais e naturais das diversas regiões de Minas.

EXPOSIÇÃO

O resultado de meses de pesquisa e produção de conteúdo audiovisual será transformado em uma exposição fotográfica e videográfica, na qual serão apresentados depoimentos, acervos, curiosidades colhidas ao longo do processo e ações de salvaguarda e democratização de acesso à cultura mineira.


A exposição será realizada em um espaço cultural de Belo Horizonte, aberta ao público, que conhecerá mais, por meio de fotos e vídeos, os atrativos presentes ao longo da Via Liberdade, rota turística que se estende por três estados do Brasil, tendo como ponto focal a BR 040.

DSC_6901.jpg