top of page

5ª VIRADA CULTURAL DE BH — 2019

Banner-Virada[PROHETOS.png
5ª VIRADA CULTURAL DE BH

Realizada desde o ano 2013, com edições que atraíram mais de 1,6 milhões de pessoas, Virada Cultural de Belo Horizonte surge de um deslocamento encabeçado pelo poder público de fomento e reconhecimento do cenário cultural de Belo Horizonte. Precedida por um hiato de ausência entre 2016 e 2018, a Virada Cultural tomou seu espaço no calendário de 2019 integrada à um movimento de se perceber a cultura como forma de ocupação e pertencimento da cidade e constituidora das relações do cotidiano. Guiado por esses princípios, o evento buscou acolher em sua programação intervenções artísticas e urbanas que buscassem diversificar as formas artísticas tradicionais bem como estimular a inovação, empreendedorismo e tecnologia.

A Virada Cultural BH gerou um impacto na vida urbana da cidade proporcional aos números que permitiram sua realização: 456 atrações de diversos nichos culturais e seus 3100 artistas se dividiram em 25 espaços espalhados pelo Hipercentro da cidade. Cerca de 2400 profissionais de produção foram responsáveis por diversos serviços e utilizar as mais de 100 toneladas de equipamentos destinados à montagem dos palcos e estruturas que proporcionaram uma experiência de ocupação e imersão do ambiente público sentida pelos 520 mil participantes do evento. A participação de órgãos públicos no planejamento operacional e a captação de parcerias privadas garantiu o sucesso do evento.
#FAZENDO A DIFERENÇA

Nas edições anteriores, as expectativas criadas em torno do evento muito se atribuíam a presença de grandes shows com headliners em alta na cena da música nacional, que concentravam o interesse do público. Pensada para ser um evento plural desde as origens de sua realização. A produção da Virada de 2019 estabeleceu como meta a diversificação das áreas artísticas e estimular a importância da participação de outros nichos culturais na programação. O resultado foi uma grade de atrações que cresceu em representatividade cênica, com cerca de 18%, visual com 16%, saúde e bem estar 7%, literatura 3% e demais áreas com 56% do total de apresentações, conferindo uma experiência de fruição, ocupação e pertencimento do espaço público de uma forma inédita.

AGENDA 2030

O Instituto Periférico está atento ao desenvolvimento sustentável do planeta e aderiu à agenda 2030 da ONU.  Este projeto possui ações alinhadas com os seguintes ODS: 

SAIBA +

logo_plataforma.png
VIRADA  BH  EM  FOTOS
SIGA AS REDES DA VIRADA
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page