top of page

FIQ-BH 2018  •  10ª Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte

FIQ-pagina.png
10º FIQ-BH

Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a capital mineira sediou o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) ofereceu ao público cinco dias de programação intensa e totalmente gratuita. A temática desta edição foi “Processos Colaborativos”. Segundo o coordenador do FIQ-BH, Afonso Andrade, a proposta era abordar os aspectos colaborativos fundamentais na criação de quadrinhos, que serão refletidos na própria programação do festival. A curadoria do festival foi assinada por Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo. A homenageada da 10ª edição do FIQ-BH foi Érica Awano, profissional de destaque entre quadrinistas brasileiros, com reconhecida projeção internacional. Além das presenças de importantes quadrinistas como o britânico Dave McKean, a belga Flore Balthazar, a francesa Gauthier, a alemã Claudia Ahlering e os italianos Zerocalcare e Mario Alberti, e de mais de uma centena de convidadas e convidados nacionais, como Eloar Guazzelli, Marcelo D'Salete, Dika Araújo e Rebeca Prado.

O FIQ-BH
​

A primeira edição do FIQ, em 1999, substituiu o evento anterior, a Bienal Internacional de Quadrinhos, cuja derradeira edição foi realizada na capital mineira, em 1997.

Em 2011 superou a marca de visitantes de eventos como a Comic-Con em San Diego e passou a ser considerado o maior evento de quadrinhos da América.

Embora sua programação varie de edição para edição, reúne, geralmente, convidados de relevância nacionais e internacionais, exposições, lançamentos, feira de publicações, sessões de vídeo, oficinas, palestras, mesas redondas e outras atividades.

O FIQ é uma realização do Instituto Periférico e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A edição 2018 contou com os patrocínios da Oi e da Cemig, viabilizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

#FAZENDO A DIFERENÇA

Em parceria com o SEBRAE/MG foi realizada a 3a edição da Rodada de Negócios de Quadrinhos do Brasil, nos dias 30 e 31 de maio, no CRJ, Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte. A atividade teve a participação de 108 quadrinistas vindos de diferentes cidades e de 09 editoras, Mino, Miguilim, Pipoca e Nanquim, Zarabatana, Balão, Veneta, Draco, Lote 42 e Marsupial. Foram 445 encontros entre os quadrinistas inscritos e os editores presentes, permitindo que desenvolvessem vínculos e trocassem contatos que poderão evoluir para possíveis publicações. Os encontros tiveram duração de 12 minutos e o objetivo foi atender o máximo de interessados possível ao longo dos dois dias do evento. Outra ação de destaque foi a realização do FIQ Jovem 2018 – Curso de Formação de Quadrinistas, gratuito para 25 jovens talentos. Realizado em parceria com o SESC Minas, o projeto ofereceu aulas gratuitas, entre os meses de agosto e dezembro de 2018, voltadas para pessoas que já tenham alguma relação com a criação de quadrinhos, mas que ainda não se profissionalizaram. Sendo um espaço de preparação profissional e de reflexão sobre a produção em quadrinhos, o curso foi ministrado por um corpo docente de experientes profissionais da área, responsáveis por apresentar e desconstruir conceitos referentes às narrativas gráficas.

46 oficinas diversas • 1.094 alunos • 64 sessões de autógrafos • 31 debates e bate papos 215 mesas expositoras • 22 estandes 500 quadrinistas • 5 dias de evento • público de 80 mil pessoas • cerca de 500 empregos diretos e indiretos.

AGENDA 2030

O Instituto Periférico está atento ao desenvolvimento sustentável do planeta e aderiu à agenda 2030 da ONU.  Este projeto possui ações alinhadas com os seguintes ODS: 

SAIBA +

logo_plataforma.png
FIQ  EM FOTOS
SIGA AS REDES DO FESTIVAL
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
SITE OFICIAL: FIQ.PBH.GOV.BR
bottom of page