top of page

FIT-BH 2018 - 14ª Festival Internacional de Teatro  de Palco e Rua de Belo Horizonte

Banner.jpg
FIT-BH 2018

O FIT-BH, com 24 anos de existência, teve a sua 14ª edição realizada de 13 a 23 de setembro. Nestes dias, as artes cênicas tomaram conta da capital mineira, circulando com ações em seis das nove Regionais de BH, com uma seleção ampla e diversificada de espetáculos e atividades artísticas internacionais, nacionais e mineiros, com produções e atividades que exploraram intensamente o rico universo das artes, em diferentes territórios da cidade.

​

Sob o olhar da Curadoria - Grace Passô, Luciana Romagnolli, Soraya Martins e com a assistência de Luciane Ramos Silva, Daniele Avila Small e Anderson Feliciano, o tema desta edição do Festival – Corpos Dialetos - ganhou forma e construiu o FIT-BH 2018. 

​

O conceito partiu da premissa de que expressões artísticas são como variedades linguísticas: fundadas no encontro e constantemente reelaboradas através do diálogo. A ideia foi trazer para o festival trabalhos que estabelecessem  pontes com a produção teatral de Belo Horizonte e do Brasil, ampliando a noção e o significado de teatro brasileiro e evidenciando influências culturais que muitas vezes são invisibilizadas, como a(s) africana(s) e a latino-americana.

​

O FIT-BH 2018 proporcionou uma experiência singular ao público do Festival e continua contribuindo para o fomento à formação de plateia, à democratização do acesso à cultura, à descentralização e à fruição do teatro local, nacional e internacional. O evento atingiu diretamente cerca de 25 mil pessoas. E contou com aproximadamente 150 atividades que contemplaram espetáculos teatrais e musicais, ações de difusão, formação, reflexão, intercâmbio e rodadas de negócios, apresentando trabalhos de destacada qualidade técnica e artística e com uma programação plural e transversal.

#FAZENDO A DIFERENÇA

O FIT-BH 2018 apresentou em sua estrutura de governança e na programação diversas mulheres em posição de liderança, gerenciamento e protagonismo artístico, refletido sobretudo, no corpo diretivo e de coordenação da Fundação Municipal de Cultura, da Curadoria, do Instituto Periférico, do CIRC e na presença de importantes artistas nacionais e internacionais tais como Musa Matiuzzi, Anelis Assumpção, Joana Craveiro, Alessandra Seutin, Priscila Resende, Ntando Cele, Nina Caetano dentre tantas outras. O projeto deu visibilidade, também, à produção de importantes artistas nacionais e internacionais transgêneros, tais como Jo Clifford e Jota Mombaça, fomentando a reflexão e a discussão quanto ao papel das artes cênicas na igualdade de gênero e de oportunidades. Nas palavras da Curadoria “O FIT-BH 2018 ancorou-se em produções que respondam estética e tematicamente às questões sociais brasileiras. Fruto de uma prática curatorial coletiva, interdisciplinar e plural, Corpos-Dialetos tem, no reconhecimento de trabalhos produzidos por sujeitos e grupos não neutros, marcados por seus lugares sociais e na contramão de um olhar eurocêntrico sobre as artes cênicas, seu principal objetivo”.

O FIT-BH
​

O 14º FIT-BH é uma realização do Instituto Periférico e da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Foi patrocinado pela Unimed BH / Instituto Unimed, pela Caixa Econômica Federal e pela Cemig. E contou com a colaboração da CIRC, da Belotur, do Centro Universitário UNA, do Festival MIRADA / SESC São Paulo, da Fundação Suíça para a Cultura – Prohelvetia, do Othon Palace Hotel, da Rede Globo Minas, do SEBRAE, do Serviço Social do Comércio – SESC MG / SESC Palladium, do Sistema FIEMG / Sesi / Museu de Artes e Ofícios e da Universidade Federal de Minas Gerais / Centro Cultural UFMG. O projeto foi viabilizado por meio das Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura.

Total de 34 espetáculos

12 mineiros • 11 nacionais • 09 internacionais

 61 apresentações

222 profissionais de artes cênicas envolvidos

620 ingressos às escolas atendidas pela Secretaria Municipal de Educação

408 ingressos foram distribuídos para atendimento de instituições sociais.

SAIBA +

logo_plataforma.png

O Instituto Periférico está atento ao desenvolvimento sustentável do planeta e aderiu à agenda 2030 da ONU.  Este projeto possui ações alinhadas com os seguintes ODS: 

FIT EM FOTOS
SIGA AS REDES DO FESTIVAL
  • Flickr - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
SITE OFICIAL: FITBH.COM.BR
bottom of page