Araxá sedia a primeira Conferência Regional de Políticas para as Mulheres em Minas Gerais
- Instituto Periférico
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
Com participação de mais de 140 mulheres de Araxá e municípios vizinhos, a primeira Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres foi realizada em 26 de junho, na sede do Sest Senat. O evento marcou a largada oficial do projeto Mulheres de Minas, que vai percorrer 16 municípios até o fim de julho, mobilizando lideranças femininas em todas as regiões do estado.

Com o tema “Mulheres Mineiras – construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”, a conferência foi um espaço democrático de escuta, reflexão e construção coletiva. A iniciativa é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Sedese, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher, o Instituto Periférico e a Codemge.
“É uma alegria imensa ver o projeto ganhando vida em Araxá. Acreditamos na potência da escuta e na mobilização das mulheres como forças transformadoras dos territórios”, afirma Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico.
Diálogo que transforma
A programação contou com momentos formativos, apresentações artísticas e rodas de conversa sobre os principais desafios e prioridades para a construção de políticas públicas voltadas às mulheres. As participantes também puderam visitar a Feira de Mulheres da Economia Solidária, com produtos de empreendedoras locais.
Durante os Grupos de Trabalho, foram debatidos os oito eixos temáticos da conferência, com destaque para a igualdade no mundo do trabalho, saúde integral, enfrentamento à violência de gênero, educação inclusiva e mudanças climáticas com enfoque nas mulheres.
A conferência também elegeu as delegadas que representarão a região de Araxá na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, marcada para os dias 27, 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte. Foram escolhidas: – Pela sociedade civil: Mirtes Mirian Pereira e Ana Cristina Porfírio Ribeiro – Pelo poder público: Maristela Dutra e Nayane Peres Almeida Pereira
Vozes que ecoam
A abertura contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes da sociedade civil. A programação contou ainda com palestra da conselheira da FETAEMG, Alaíde Lúcia Bagetto Moraes, e falas de Anna Karla Ribeiro Silva, secretária do Conselho Estadual da Mulher, que reforçaram o papel das conferências como espaços de construção democrática e valorização das lideranças femininas.
Mulheres de Minas: o projeto
O evento integra o projeto Mulheres de Minas, coordenado pelo Instituto Periférico, que prevê a realização das 16 Conferências Regionais, da 5ª Conferência Estadual e da participação das delegadas mineiras na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília.
Além disso, o projeto contempla a produção de materiais educativos sobre direitos das mulheres e políticas públicas, além da publicação de um relatório final consolidando as propostas, dados e resultados alcançados.