top of page

Café com Prosa põe à mesa a promoção e a salvaguarda da cozinha mineira

Atualizado: 29 de set. de 2023

O Instituto Periférico está promovendo um evento gratuito com foco na salvaguarda e promoção da cozinha mineira. Nos dias 24 e 25 de outubro, o evento intitulado "Café com Prosa: Promoção e Salvaguarda da Cozinha Mineira" acontecerá no auditório da UNA - Campus Aimorés, em Belo Horizonte, e é destinado a pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre a culinária mineira, suas raízes e seu papel na construção da identidade de Minas Gerais. O evento reunirá um diversificado público, incluindo cozinheiras, cozinheiros, quitandeiras, chefs, doceiras, doceiros, entidades, gestores municipais, pesquisadores e todos aqueles que possuem saberes relacionados à cultura alimentar em Minas Gerais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.cozinhamineirapatrimonio.com.br.




No primeiro dia do seminário, serão apresentados o dossiê elaborado pelo Instituto Periférico em colaboração com o Iepha e o plano de salvaguarda incluído no documento. A programação inclui sete painéis sobre turismo de experiência, ações de empreendedorismo relacionadas à cozinha mineira e um relato sobre a culinária afro-brasileira.


No segundo dia, 25/10, as atividades se concentrarão no apoio e fomento à cadeia da cozinha mineira, na importância dos festivais para a preservação e promoção do setor, bem como nas possibilidades do turismo de base comunitária. Haverá também um momento para esclarecer dúvidas sobre como um bem cultural pode ser registrado como patrimônio, tanto em nível municipal quanto estadual.


De acordo com Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico, o Café com Prosa "será um momento crucial para reunir aqueles que possuem conhecimentos sobre a cozinha mineira e aqueles que lideram iniciativas relacionadas ao tema, para compartilhar experiências e planejar os próximos passos, novas pesquisas e outras ações relacionadas ao assunto.”


O encontro, que conta com o apoio da Frente da Gastronomia Mineira, da Abrasel, da Emater, do Sebrae e da UNA, além da cooperação técnica com o Iepha-MG, proporcionará ainda uma aula-show ministrada pela chef e professora Rosilene Campolina, abordando o tema "Cozinha Mineira - Da Tradição à Inovação", e uma degustação guiada de azeites mineiros e uma confraternização entre os participantes.

36 visualizações

Comments


bottom of page