• Instituto Periférico

Campanha colaborativa de Anna Göbel que vai colorir 12 comunidades mineiras está no ar

Atualizado: Fev 11

Miradas de Afeto é um projeto da artista Anna Göbel, com apoio do Instituto Periférico, que tem por objetivo ressignificar 12 espaços de convivência coletiva e contribuir para conscientização ambiental, cidadã e participativa. Por meio da técnica de muralismo, o projeto promove a revitalização de muros, fachadas e becos a partir da pintura de elementos lúdicos e coloridos vinculados à memória afetiva de cada local.



Para entender melhor o que o projeto propõe, assista o vídeo que mostra a intervenção na Vila Acaba Mundo.


Para ampliar o alcance do projeto as intervenções serão registradas em fotos e vídeos que servirão de estímulo para colorir outras comunidades.

A campanha acontece pela plataforma Evoe.cc, e está dividida em 4 eixos temáticos, são eles:


EIXO ÁGUA, em Ouro Preto, Sabará e Raposos, em parceria com o projeto Manuelzão cujo tema é a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

É nesse sentido que o Eixo Água apresenta a história do rio, reformando o seu vínculo afetivo, pois quem ama cuida. A água é o sustento de toda a vida. Um rio saudável significa um ambiente promissor e sustentável.



EIXO AR, em Belo Horizonte, Nova Lima e Raposos, exploraremos junto ao projeto Infâncias, registros focados nos cotidianos infantis, o Infâncias produzirá inventários que incluem brinquedos e brincadeiras e narrativas sobre os saberes e fazeres de crianças e adultos das três comunidades. A partir desse inventário poético, Anna Göbel ilustrará um rico mural ao longo de cada encontro.



EIXO TERRA, em Jaboticatubas, Simonésia e Ribeirão das Neves, junto à REDE, a temática será a agricultura orgânica que mostra que o uso humano das terras e seu esgotamento em nutrientes não são fatores mutuamente excludentes. Cooperação e diversidade inspiram uma sociedade na recuperação da vida. É este pensamento que inspirará os murais nestas cidades.



EIXO FOGO, em Araçuaí, Minas Novas e Chapada do Norte, em parceria com o Centro Cultural Memorial do Vale, trabalharemos a valorização das manifestações artísticas e religiosas, e junto com os grupos artísticos e artesões tradicionais teremos a oportunidade de expressar/evidenciar a sua arte, seus ritos religiosos e os seus cotidianos.​


ATUALIZAÇÃO:


CAMPANHA ENCERRADA!

AGRADECEMOS A TODOS QUE COLABORARAM!


Acompanhe o andamento do projeto na página oficial MIRADAS DE AFETO

1,053 visualizações