• Instituto Periférico

DOCUMENTÁRIO MOSTRA A TRANSFORMAÇÃO DA CASA DO BAILE EM ESPAÇO MUSEAL

Atualizado: Jul 13



O Pampulha Território Museus traz o documentário "Casa Museu", atividade educativa da Casa do Baile na 19ª Semana Nacional de Museus. Através do vídeo, o público pode conhecer dois importantes momentos históricos da Casa, em que se imaginou um uso diferente do projeto original dos anos 1940. A ideia dessas iniciativas era transformar o edifício, que inicialmente foi pensado para ser um restaurante dançante, em um museu. O primeiro projeto foi concebido no início dos anos 1980, um "Pequeno Museu Redondo". O segundo momento, no fim dos anos 1990, transformaria o espaço no atual Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Esta ação é um desdobramento do processo de pesquisa realizado pelo educativo da Casa.


Na primeira parte do documentário é enfatizado o período do início dos anos 1980, em que a Casa estava sem um uso definido e com perdas no projeto original de arquitetura e paisagismo. Diante desse cenário, o artista José Alberto Nemer, o museólogo francês Pierre Catel e o arquiteto Oscar Niemeyer se reúnem para elaborar um projeto que transformaria a Casa numa espécie de "Pequeno Museu Redondo".


Na segunda parte serão apresentados os depoimentos de Priscila Freire e Flávio Carsalade, que juntos a outros nomes e ao próprio Oscar Niemeyer, participaram da Comissão Consultiva da Casa do Baile, em 1998, cujo objetivo era redefinir a vocação do espaço, que se transformou no Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, em 2002.


A atividade é gratuita, virtual e foi produzida respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19.



1 visualização