Promovendo saberes e tradições
O projeto "Promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal - Patrimônio Cultural Brasileiro" é uma iniciativa que celebra os saberes e as técnicas seculares associados ao Queijo Minas Artesanal, um ícone de nossa tradição.
Ao longo de um ano, a iniciativa vai envolver as comunidades produtoras de 106 municípios em Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a produção tradicional e promover o engajamento com a candidatura - e os seus resultados para a cadeia produtiva - desses modos de fazer à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O projeto se insere em um conjunto de ações do governo estadual para mobilizar a sociedade nesta fase crucial da candidatura e para que a aguardada declaração represente novas oportunidades para Minas Gerais e sua cultura alimentar. A decisão da Unesco sobre o reconhecimento dos modos de fazer o Queijo Minas Artesanal será anunciada na primeira semana de dezembro de 2024, em Assunção, Paraguai.
Promover esses saberes é celebrar a identidade e fortalecer a economia das comunidades mineiras. Esta é uma jornada de valorização de um patrimônio que transcende gerações, tornando-se um símbolo de preservação e autenticidade.
Em pauta, o nosso patrimônio
O projeto promoverá dez fóruns de escuta e discussão, um em cada microrregião caracterizada pela Emater-MG, reunindo produtores, instituições e demais envolvidos na cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal.
Nesses encontros, serão abordados temas como a importância da preservação das técnicas tradicionais, desafios e oportunidades no mercado atual, além de perspectivas para o comércio e o turismo a partir da esperada declaração dos modos de fazer o Queijo Minas Artesanal como patrimônio cultural da humanidade. Nossa meta é fortalecer os laços entre produtores e órgãos responsáveis, criando uma rede de preservação e continuidade deste bem.
Promoção dos Modos de Fazer Queijo Minas Artesanal
Para ampliar a visibilidade e a conscientização sobre o valor do Queijo Minas Artesanal, o projeto inclui um plano de comunicação abrangente. Utilizando redes sociais, mídia impressa e eventos, buscamos sensibilizar não só os agentes que atuam diretamente com o produto, mas também a população em geral.
Além disso, materiais informativos e promocionais serão distribuídos, incluindo um catálogo trilíngue e um livreto que ressalta a importância cultural, histórica e econômica deste produto.
MICRORREGIÕES
Conheça as dez microrregiões mineiras que compõem a tradição do Queijo Minas Artesanal e os municípios atendidos pelo projeto
CANASTRA
Bambuí, Córrego Danta, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Tapiraí, Vargem Bonita.
SERRA DO SALITRE
Serra do Salitre
CERRADO
Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros, Varjão de Minas e Vazante.
ARAXÁ
Araxá, Campos Altos, Conquista, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Tapira e Uberaba.
TRIÂNGULO
MINEIRO
Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia.
DIAMANTINA
Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves.
SERRO
Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.
ENTRE SERRAS DA PIEDADE AO CARAÇA
Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté.
CAMPO DAS VERTENTES
Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago e Tiradentes.
SERRAS DA IBITIPOCA
Andrelândia, Arantina, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Lima Duarte, Olaria, Passa-Vinte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Garambéu, Seritinga e Serranos.
NOTÍCIAS