top of page

TEMPORADA FAN  • Temporada Festival de Arte Negra de Belo Horizonte

Banner-Site---Temporada-FAN-2018.jpg
3ª Edição da Temporada FAN

A terceira edição da Temporada FAN abrange uma série de atividades durante os meses de novembro e dezembro de 2018 e janeiro e fevereiro de 2019, sob a temática das artes negras, em uma programação que contempla oficinas, workshops, shows e atividades culturais. Todas as ações do evento têm entrada gratuita. Nesta edição, o evento inicia sua programação com a "Semana Hip Hop", iniciativa realizada em parceria com o Fórum Hip Hop, que celebra o Dia Municipal e Nacional do Hip Hop, comemorado no dia 12 de novembro.

A Temporada 2018 irá abraçar uma série de outras atividades marcadas pela diversidade de linguagens artísticas como música, dança, palestras e rodas de conversa, realizadas no Centro de Referência da Juventude - CRJ, no Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira - CCLAO e no Parque Belmonte.

O projeto é uma realização do Instituto Periférico, com o incentivo do Governo de Minas Gerais e Secretaria Estadual de Cultura, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio da CEMIG.  

O FAN-BH
​

O FAN-BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas. 

Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade. A próxima edição está prevista para 2019. 

#FAZENDO A DIFERENÇA

O Curso de Assistente de Produção Cultural tem o objetivo de ampliar as possibilidades de trabalho nas produções da cidade, fomentar a articulação entre agentes culturais e oferecer instrumentos e técnicas de trabalho para os participantes, além de articular a prática de produção com as discussões sociais, raciais e culturais dentro de Belo Horizonte. O corpo docente conta com o professor mestre em educação Marco Antônio Silva e a jornalista mestre em comunicação Carolina Abreu Albuquerque, além dos curadores do curso o produtor cultural mestre em educação Romulo Silva e a produtora cultural e relações públicas Ana Alyce Ly.

450 vagas para formação em produção cultural, comunicação, curadoria e atividades de reflexão.

Mais de 30 atrações de hip hop.

06 atrações infanto-juvenis no Fanzinho.

AGENDA 2030

O Instituto Periférico está atento ao desenvolvimento sustentável do planeta e aderiu à agenda 2030 da ONU.  Este projeto possui ações alinhadas com os seguintes ODS: 

SAIBA +

logo_plataforma.png
TEMPORADA FAN EM FOTOS
SIGA AS REDES DO FESTIVAL
  • Facebook - Black Circle
bottom of page