top of page
29.10 - DOMINGO
9H
Intervenção A MESA DE THEREZA, com Thereza Portes
LARGO DE SANTANA
O projeto Mesa de Thereza é uma forma de intervenção que visa aproximar pessoas que transitam no centro urbano e promover diálogos a partir das histórias de uma cidade. As conversas e histórias são representadas por meio de bordados em uma toalha coletiva que está sendo construída ao longo de treze anos. Essa toalha é usada para forrar uma grande mesa compartilhada na rua, onde são oferecidos bolos, biscoitos e xícaras variadas, criando um ambiente acolhedor e propício para o convívio entre diversos grupos.
Público: livre
Thereza Portes iniciou sua carreira no início da década de 1990, dedicando-se à pintura. Nesse momento, suas telas se voltavam à figuração aliada à cor. Em seguida, transitou por outras linguagens e colaborou com projetos de cenografia de artistas de Belo Horizonte. Atualmente, além de professora da Escola Guignard - UEMG, desenvolve pesquisa com tintas naturais, onde planta, colhe e produz sua própria tinta.
Um de seus projetos, a Mesa de Thereza, contempla em espaços diversos, a montagem de uma mesa de café, propondo uma ação coletiva destinada à aproximação entre as pessoas através da ocupação da cidade.
bottom of page