PROJETOS
Com diversos projetos e eventos já realizados, o Instituto Periférico segue atuando sempre em alinhamento com políticas públicas que favoreçam a ampliação do acesso, valorizam a diversidade e a fruição do público. Acompanhe aqui, os trabalhos mais recentes em que o Periférico está envolvido.
O Bolsa IncentivArte é um programa de residência artística destinado a artistas de múltiplas linguagens residentes em Nova Lima (MG). Realizado pela Secretaria de Cultura e pelo Instituto Periférico, oferece 20 bolsas de R$21 mil com duração de seis meses, priorizando a diversidade, a equidade e a participação de artistas emergentes e periféricos.
O projeto inclui ainda uma mostra de resultados e a produção de um catálogo, com vigência até maio de 2026.

O projeto realiza 16 Conferências Regionais e uma Conferência Estadual de Políticas para Mulheres e contempla a participação da delegação mineira na conferência nacional. Com previsão de encerramento em março de 2016, o projeto contempla ainda o desenvolvimento de materiais educativos de outras ações voltadas à promoção das políticas públicas para mulheres, sob coordenação do Instituto Periférico, com apoio da Sedese, Codemge e do Conselho Estadual da Mulher.

O projeto "Promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal - Patrimônio Cultural Brasileiro" é uma iniciativa que celebra os saberes e as técnicas seculares associados ao Queijo Minas Artesanal, um ícone de nossa tradição.
Ao longo de um ano, a iniciativa vai envolver as comunidades produtoras de 106 municípios em Minas Gerais, com o objetivo de valorizar a produção tradicional e promover o engajamento de detentores de saber.

O 12º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte ocupou o Minascentro entre 22 e 26 de maio de 2024 com a energia criativa dos quadrinhos. Foram 45 mil visitantes, mais de 400 artistas de todo o país e cerca de 1.200 títulos independentes em exposição.
Um festival plural, afetivo e em constante reinvenção.

FOTO: GLÊNIO CAMPREGHER
O Festival DiVera, em 2023, celebrou a palavra e a cultura em Conceição do Mato Dentro, com atividades literárias, musicais, cênicas e visuais para todas as idades. Inspirada em Bartolomeu Campos de Queirós, reuniu milhares de pessoas entre 27 e 29 de outubro em uma grande festa gratuita e diversa.

FOTO: HENRIQUE CUNHA
Com programação inclusiva e o compromisso de partilhar diferentes narrativas e descobertas, o Festival promove, de 11 a 14 de agosto, no Circuito Liberdade, apresentações artísticas, exposição literária, feira de livros, rodas de conversa e um seminário sobre acessibilidade em bibliotecas.

FOTO: DIVULGAÇÃO
Realizada no formato on-line, a Virada Cultural BH de 2021 teve mais de 200 horas de programação, 330 atrações e 2.368 pessoas trabalhando no festival. Vibramos, vivemos e viramos por 24 horas com atrações incríveis, sentindo a energia contagiante da arte e da cultura da nossa cidade.

FOTO: DILA PUCCINI
Realizado no formato virtual em agosto de 2021, o 4º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte produziu 83 horas de conteúdo exclusivo e contou com 255 participações de escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias e músicos, além dos profissionais do mercado literário. A programação gerou mais de 18 mil visualizações no Youtube.

FOTO: ARTE DIVULGAÇÃO
O Instituto Periférico em parceria com a Prefeitura de BH realiza o “Pampulha Território Museus” projeto que reforça a integração das três unidades museais presentes na orla da Lagoa da Pampulha e seu território: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Museu Casa Kubitschek.

FOTO: RICARDO LAF/PBH/FMC












