O INSTITUTO PERIFÉRICO

O Instituto Periférico é uma associação privada sem fins lucrativos que nasceu do encontro de profissionais com ricas histórias no cenário da criação e desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e educacionais que valorizam a cidadania e a formação humana.

Desde 1999, data de sua criação, o Instituto Periférico atua em Belo Horizonte propondo e gerindo projetos que colaborem para a formação de uma sociedade responsável, ética e humana. Participa de parcerias público-privadas apoiando seus clientes, captando recursos e implementando ações com o objetivo de desenvolver, promover e executar iniciativas de relevância pública e social.

Nossa visão é “ser reconhecido como Instituto de referência no fomento ao empreendedorismo social com foco na economia e na indústria criativa do Brasil”. Para isso, nos esforçamos diariamente para engajar nossos parceiros e colaboradores em projetos desafiadores e para aprimorar nossos métodos de trabalho, buscando eficiência, transparência e impactos positivos.

O Instituto Periférico acredita que estimulando a convivência, a ocupação do espaço público e a conduta responsável e empreendedora, por meio da implementação e gestão de ações, projetos e programas criativos e sustentáveis, seja possível contribuir para o desenvolvimento econômico e social das nações.

Assim, desde 2018 o Instituto adotou as Metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU como referência para mensuração de resultados e desenvolvimento de suas iniciativas. E acredita que o estímulo à inclusão produtiva é o primeiro passo para a construção de sociedades mais justas e democráticas.