FIT-BH 2018 - 14ª Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte

FIT-BH 2018
O FIT-BH, com 24 anos de existência, teve a sua 14ª edição realizada de 13 a 23 de setembro. Nestes dias, as artes cênicas tomaram conta da capital mineira, circulando com ações em seis das nove Regionais de BH, com uma seleção ampla e diversificada de espetáculos e atividades artísticas internacionais, nacionais e mineiros, com produções e atividades que exploraram intensamente o rico universo das artes, em diferentes territórios da cidade.
Sob o olhar da Curadoria - Grace Passô, Luciana Romagnolli, Soraya Martins e com a assistência de Luciane Ramos Silva, Daniele Avila Small e Anderson Feliciano, o tema desta edição do Festival – Corpos Dialetos - ganhou forma e construiu o FIT-BH 2018.
O conceito partiu da premissa de que expressões artísticas são como variedades linguísticas: fundadas no encontro e constantemente reelaboradas através do diálogo. A ideia foi trazer para o festival trabalhos que estabelecessem pontes com a produção teatral de Belo Horizonte e do Brasil, ampliando a noção e o significado de teatro brasileiro e evidenciando influências culturais que muitas vezes são invisibilizadas, como a(s) africana(s) e a latino-americana.
O FIT-BH 2018 proporcionou uma experiência singular ao público do Festival e continua contribuindo para o fomento à formação de plateia, à democratização do acesso à cultura, à descentralização e à fruição do teatro local, nacional e internacional. O evento atingiu diretamente cerca de 25 mil pessoas. E contou com aproximadamente 150 atividades que contemplaram espetáculos teatrais e musicais, ações de difusão, formação, reflexão, intercâmbio e rodadas de negócios, apresentando trabalhos de destacada qualidade técnica e artística e com uma programação plural e transversal.
O FIT-BH
O 14º FIT-BH é uma realização do Instituto Periférico e da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Foi patrocinado pela Unimed BH / Instituto Unimed, pela Caixa Econômica Federal e pela Cemig. E contou com a colaboração da CIRC, da Belotur, do Centro Universitário UNA, do Festival MIRADA / SESC São Paulo, da Fundação Suíça para a Cultura – Prohelvetia, do Othon Palace Hotel, da Rede Globo Minas, do SEBRAE, do Serviço Social do Comércio – SESC MG / SESC Palladium, do Sistema FIEMG / Sesi / Museu de Artes e Ofícios e da Universidade Federal de Minas Gerais / Centro Cultural UFMG. O projeto foi viabilizado por meio das Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura.
#FAZENDO A DIFERENÇA
O FIT-BH 2018 apresentou em sua estrutura de governança e na programação diversas mulheres em posição de liderança, gerenciamento e protagonismo artístico, refletido sobretudo, no corpo diretivo e de coordenação da Fundação Municipal de Cultura, da Curadoria, do Instituto Periférico, do CIRC e na presença de importantes artistas nacionais e internacionais tais como Musa Matiuzzi, Anelis Assumpção, Joana Craveiro, Alessandra Seutin, Priscila Resende, Ntando Cele, Nina Caetano dentre tantas outras. O projeto deu visibilidade, também, à produção de importantes artistas nacionais e internacionais transgêneros, tais como Jo Clifford e Jota Mombaça, fomentando a reflexão e a discussão quanto ao papel das artes cênicas na igualdade de gênero e de oportunidades. Nas palavras da Curadoria “O FIT-BH 2018 ancorou-se em produções que respondam estética e tematicamente às questões sociais brasileiras. Fruto de uma prática curatorial coletiva, interdisciplinar e plural, Corpos-Dialetos tem, no reconhecimento de trabalhos produzidos por sujeitos e grupos não neutros, marcados por seus lugares sociais e na contramão de um olhar eurocêntrico sobre as artes cênicas, seu principal objetivo”.
Total de 34 espetáculos
12 mineiros • 11 nacionais • 09 internacionais
61 apresentações
222 profissionais de artes cênicas envolvidos
620 ingressos às escolas atendidas pela Secretaria Municipal de Educação
408 ingressos foram distribuídos para atendimento de instituições sociais.
FIT EM FOTOS













