• Instituto Periférico

"ESCADA EM BALANÇO" É O ELEMENTO DE DESTAQUE NO SEGUNDO EPISÓDIO DA SÉRIE "ARQUITETURA E ILUSTRAÇÃO

Atualizado: Jul 13



O segundo episódio da série de vídeos "Arquitetura e Ilustração", atividade educativa do Museu Casa Kubitschek, traz a "escada em balanço" como elemento arquitetônico de destaque. No segundo vídeo da sequência, a arquiteta e multiartista Nicole Bini aborda e ilustra esse elemento a partir da sua relação com as técnicas construtivas da arquitetura modernista e sua importância para a setorização dos diversos ambientes que compõem o edifício da Casa Kubitschek.


A escada em balanço ou flutuante foi o modelo escolhido pelo arquiteto Oscar Niemeyer para acessar o 2º pavimento da Casa Kubitschek. Uma característica marcante dessa escada é que ela não possui espelho, aparentando mais leveza. O apoio do degrau está camuflado e trata-se de uma viga embutida na parede, onde o degrau está engastado. Isto confere um aspecto inusitado, como se os degraus nascessem da parede e estivessem flutuando no ar.

Sobre a escada em balanço, Nicole Bini ainda destaca que "ela expressa o bom encontro da técnica estrutural com a estética. Oscar Niemeyer buscava sempre a possibilidade de fazer poesia com o concreto, ou seja, a solução estrutural combinando com a beleza".

Todo o processo de produção e gravação do vídeo ocorreu respeitando os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 vigentes na capital mineira.



0 visualização