top of page

Instituto Periférico promove fóruns de escuta sobre a produção do Queijo Minas Artesanal

Foto do escritor: Instituto PeriféricoInstituto Periférico

O Instituto Periférico, comprometido com a valorização das tradições culturais de Minas Gerais, dá início aos fóruns de escuta e discussão do projeto “Promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal - Patrimônio Cultural Brasileiro”. Os encontros serão realizados em dez microrregiões do estado, onde produtores, instituições e agentes do patrimônio se reunirão para debater e refletir sobre os saberes que envolvem a produção do queijo, reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade. Os encontros visam promover um diálogo enriquecedor e fortalecer a política de patrimônio cultural, destacando a importância dessa tradição para a identidade mineira.


Os quatro primeiros fóruns serão realizados em Santa Bárbara (18/3), na microrregião de Entre Serras da Piedade ao Caraça; Cruzeiro da Fortaleza (31/3), no Cerrado; em Serra do Salitre (1º/4), na microrregião de mesmo nome; e em Uberlândia (3/4), no Triângulo Mineiro. Ao todo, serão dez encontros regionais, envolvendo produtores, instituições, comerciantes e demais atores da cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal nas microrregiões caracterizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que presta apoio técnico à iniciativa. A participação nos fóruns é gratuita e não precisa de inscrição.


O principal objetivo do projeto é fortalecer a política de patrimônio cultural já desenvolvida no âmbito federal, pelo Iphan, e pelo estado, via Iepha-MG. Os fóruns de escuta e discussão são momentos importantes para que os detentores de saber se manifestem diante das oportunidades e desafios que cercam os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como bem cultural, especialmente após o reconhecimento pela Unesco, em dezembro de 2024, como patrimônio também da humanidade. 


O projeto é uma realização do Instituto Periférico a partir de recursos contemplados via Plataforma Semente | Cemais por meio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo). Em cada microrregião, parceiros locais fortalecem o projeto.


Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico, destaca a relevância das ações: "buscamos valorizar, por meio dos fóruns, as técnicas que envolvem a produção do Queijo Minas Artesanal, enaltecendo os saberes seculares presentes na nossa cultura alimentar. Os fóruns representam uma oportunidade para todos os interessados neste bem cultural e a participação das comunidades será essencial para o sucesso dessa iniciativa”.


“Esse projeto, viabilizado pelo Semente, núcleo de projetos socioambientais que conecta o Ministério Público à sociedade, vai mobilizar os detentores dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, fortalecer a autonomia das comunidades produtoras e valorizar essa tradição mineira em todo o Brasil”, afirma Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça.


Para Marcelo Mafra, coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural do MPMG, “os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal representam um saber ancestral que preserva a tradição e fortalece a identidade cultural mineira. Assim, a difusão dos Modos de Fazer Queijo Minas Artesanal, por meio de projetos como este, é essencial.”


“A Emater-MG aposta neste projeto para continuar a mobilização de produtores, lideranças e comunidades, que até agora foi fundamental para o reconhecimento dos modos de fazer como patrimônio imaterial. Hoje, participamos ativamente do processo de salvaguarda, fortalecendo políticas públicas, capacitando produtores e promovendo práticas sustentáveis”, destacou Otávio Maia, diretor-presidente da empresa.

 

Comments


© 2018 /2024  •  Todos os direitos reservados. 

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Por

Patua-Rodapé-Branca.png
bottom of page