Minas Gerais conclui etapas regionais das Conferências da Mulher e convoca para grande encontro estadual
- Instituto Periférico

- 2 de ago.
- 3 min de leitura
Minas Gerais encerrou com sucesso as 16 Conferências Regionais da Mulher, mobilizando cerca de 2.550 mulheres de 242 municípios em um processo de escuta ativa e construção coletiva de políticas públicas. A iniciativa, que percorreu 9,9 mil quilômetros pelo estado, culmina agora na aguardada etapa estadual, que reunirá 750 delegadas para consolidar as propostas e fortalecer a voz feminina mineira.

As Conferências Regionais, promovidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), pelo Conselho Estadual da Mulher e pelo Instituto Periférico, abordaram o tema central "Mulheres mineiras: construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras". Foram debatidos 8 eixos temáticos abrangentes, desde economia do cuidado e educação inclusiva até saúde integral, enfrentamento às violências e democratização da comunicação, refletindo a diversidade e as necessidades das mulheres em diferentes contextos. Além das etapas regionais, outros 100 municípios realizaram conferências locais, ampliando ainda mais a participação democrática.
As conferências ocorreram nas seguintes cidades: Araxá, Almenara, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Diamantina, Barbacena, Viçosa, Governador Valadares, Caxambu, Januária, Varginha, Pirapora, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Mariana e Juiz de Fora.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, enfatiza a relevância deste processo: “A expectativa do Governo de Minas é ouvir as mulheres e colocar em prática as propostas votadas nas etapas regionais, bem como acolher a diversidade das propostas na Conferência Estadual e chegar ao encontro nacional com união e representatividade”.

Para Bárbara Ravenna, presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Minas Gerais (CEM-MG), a etapa estadual representa a consolidação de um trabalho fundamental. “Nossa expectativa é alta depois de 10 anos sem conferências. Esperamos debates qualificados, propostas ousadas e viáveis que enfrentem as desigualdades e tragam soluções concretas para os desafios do cotidiano”, afirma Ravenna, destacando a pluralidade das mineiras que se fará presente.
Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico, ressalta a contribuição mineira para o cenário nacional. “As conferências regionais mostraram que Minas tem muito a contribuir com escuta, diálogo, experiência e diversidade. Certamente, as mineiras vão fazer toda a diferença na construção de um Brasil mais justo para todas com a apresentação de propostas abrangentes, interseccionais e sensíveis às desigualdades estruturais que afetam as mulheres em diferentes contextos em nosso Estado”.
A etapa estadual: o próximo grande passo
Com 32 delegadas já eleitas nas regionais, a próxima grande etapa será a Conferência Estadual da Mulher, momento crucial para unificar as dezenas de propostas e definir o caminho para a Conferência Nacional. A previsão é de que 750 delegadas participem deste encontro, representando a força e a diversidade das mulheres mineiras. Este será o espaço para aprofundar os debates, refinar as propostas e garantir que a voz de Minas Gerais ressoe com potência no cenário nacional.
As deliberações desta etapa estadual alimentarão a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), agendada para 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, que terá como tema "Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”.
As Conferências Regionais aconteceram nas seguintes cidades: Araxá, Almenara, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Diamantina, Barbacena, Viçosa, Governador Valadares, Caxambu, Januária, Varginha, Pirapora, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Mariana e Juiz de Fora.
A mobilização contínua de mulheres de diferentes territórios e realidades demonstra a capilaridade e a força do processo democrático em curso para debater, propor e fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, à proteção dos direitos e à valorização da diversidade das mulheres brasileiras.
Projeto Mulheres de Minas
Fruto de um convênio que abrange a realização das Conferências Regionais, da Conferência Estadual e da participação das delegadas mineiras na Conferência Nacional, o projeto Mulheres de Minas também prevê a produção de materiais educativos, além da publicação de um relatório das conferências. A realização das conferências está a cargo do Instituto Periférico e conta com a organização do Conselho Estadual da Mulher de MG e do Governo de Minas, por meio da Sedese, e parceria da Codemge.


