Mulheres de Minas: conferências regionais mobilizam o estado na construção de políticas públicas para as mulheres
- Instituto Periférico
- 15 de jun.
- 3 min de leitura

O protagonismo das mulheres mineiras está em movimento. Em parceria com o Governo de Minas Gerais e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o Instituto Periférico realiza, entre junho e julho de 2025, as 16 Conferências Regionais de Políticas para as Mulheres, etapa preparatória da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que retorna após nove anos de hiato.
Com o tema “Mulheres Mineiras – construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”, as conferências convidam mulheres de todo o estado a participarem ativamente da formulação de políticas públicas que garantam seus direitos, ampliem sua participação social e promovam igualdade de gênero.
“O projeto Mulheres de Minas vai ao encontro da trajetória do Instituto Periférico, voltada para o protagonismo feminino, à cidadania e o enfrentamento à violência de gênero por meio da cultura, da formação e da articulação de redes”, destaca Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto. “É uma iniciativa essencial para avançarmos na construção de políticas transformadoras, com escuta, mobilização e participação ativa das mulheres em seus territórios.”
Ao todo, as conferências serão realizadas em municípios de todas as regiões de Minas Gerais, promovendo o encontro entre sociedade civil e representantes do poder público em espaços de escuta, articulação e deliberação. A primeira acontece em 26 de junho, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Os municípios têm até 28 de julho para realizar suas conferências municipais e eleger delegadas para as próximas etapas.
Escuta ativa e construção coletiva
A programação das conferências será guiada por oito eixos temáticos que abordam desde a economia do cuidado, saúde integral e enfrentamento à violência até mudanças climáticas, cultura, trabalho e democratização da comunicação. Os encontros são espaços de escuta democrática e construção coletiva de propostas para as políticas de gênero em Minas Gerais.
Um projeto de impacto
O conjunto das ações integra o projeto Mulheres de Minas, coordenado pelo Instituto Periférico. Além das conferências regionais e estadual, o projeto prevê a participação das delegadas mineiras na 5ª Conferência Nacional, a produção de materiais educativos sobre direitos das mulheres e políticas públicas, além de um relatório detalhado com dados, propostas e resultados do processo participativo.
Confira as cidades e datas das Conferências Regionais:
Araxá – 26/06
Almenara – 04/07
Teófilo Otoni – 08/07
Patos de Minas – 11/07
Diamantina – 12/07
Viçosa – 14/07
Barbacena – 14/07
Governador Valadares – 18/07
Juiz de Fora – 18/07
Caxambu – 21/07
Varginha – 25/07
Januária, Pirapora e Poços de Caldas – 25/07
Belo Horizonte – 26/07
Mariana – 28/07
Rumo às conferências estadual e nacional
As conferências municipais elegem as delegadas que participarão da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Belo Horizonte, entre 27 e 29 de agosto de 2025, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. Já a etapa nacional acontece em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro, reunindo representantes de todos os estados brasileiros.
Acompanhe e participe
Todas as informações sobre as conferências estão disponíveis no perfil oficial do projeto: @mulheres_de_minas, no Instagram. Por lá, é possível acompanhar o calendário, se inscrever e conferir a mobilização das mulheres nos 16 municípios-sede.
Realização
O projeto é realizado pelo Instituto Periférico, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres, com apoio da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.