• Instituto Periférico

O melhor da Virada BH 2019


Djonga fez o show de encerramento da Virada. Foto: Leo Lara

Durante 26 horas ininterruptas, 456 espetáculos de cultura, arte, tecnologia e cidadania movimentaram o hipercentro de Belo Horizonte. Esta Virada Cultural, realizada entre os dias 20 e 21 de julho, foi marcada por um clima de confraternização e alegria que envolveu público e artistas. Os números são superlativos: 520 mil pessoas prestigiaram os 10 palcos e outros 15 espaços de apresentação que reuniram cerca de 3,1 mil artistas e suas equipes de apoio.  A realização do evento envolveu outros 2,4 mil profissionais provenientes de mais de 50 fornecedores, grande maioria da região metropolitana de Belo Horizonte. Contou 100 toneladas de equipamentos, operados pelos melhores técnicos de som, iluminação e projeção do Estado de Minas Gerais. 


Não é fácil organizar um evento da dimensão da Virada Cultural de Belo Horizonte. O sucesso da Virada tem muito a ver com a força produtiva da cidade – e a gente não está falando somente dos artistas e talentos que se apresentaram. É preciso destacar todas as pessoas que trabalharam diretamente para garantir que as apresentações transcorressem de forma bela, eficiente e segura. Dos policiais, agentes de limpeza, profissionais de saúde, operários que montaram palcos e estruturas aos quase 80 profissionais de produção que demonstram a excelência da cidade no planejamento integrado e na qualidade dos serviços. 


Aqui no Instituto Periférico foram 4 meses de trabalho duro, cuidando dos detalhes para proporcionar as melhores experiências ao público e valorizar a produção artística e cultural da cidade. Uma das principais preocupações foi com a concepção de espaços e estruturas e o desenho de toda a programação, que levaram em conta a circulação e fruição das pessoas pelas ruas do hipercentro.  


Muita animação nas ruas durante a Virada. Foto: Isis Medeiros.

Quem foi à Virada curtiu shows na Avenida Afonso Pena, dançou na Avenida Amazonas, interagiu com a virada tecnológica na Praça Sete, se surpreendeu com um espetáculo de dança aérea na Rua da Bahia, uma sessão de cinema no Parque Municipal e com o funk da Serra na Praça da Estação. Aprendeu a andar de bicicleta no Viaduto de Santa Tereza, descansou e se encantou no espaço Pet Friendly, se jogou no rolimã da Assis Chateaubriand. Entre um palco e outro, o público cruzou com inúmeras intervenções de teatro, música, artes visuais, além de instalações audiovisuais, opções de gastronomia, moda e design. As crianças aprenderam e se alegraram com a Viradinha. Teve desfile, performance e muitas ações de solidariedade e cidadania. 


A multidão tomou conta da Praça 7, no show de Djonga. Foto: Leo Lara

Esse é o melhor resultado dessa Virada Cultural de Belo Horizonte: as pessoas tomando as ruas num clima de celebração e confraternização. Milhares. Lotando os espaços, experimentando os sabores e passeando pelo Centro. Adultos, crianças, idosos provenientes de diversas regiões da cidade. Que venha a próxima Virada Cultural. E que ela seja emocionante como a de 2019. 


Público de toas as idades prestigiaram as atrações espalhadas pelo Centro de BH. Foto: Rick Melo

A 5a edição da Virada Cultural de Belo Horizonte (2019) é resultado da parceria eficaz entre o Instituto Periférico e a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, teve um investimento de R$ 2,5 milhões e gerou emprego, renda e entretenimento gratuito e de qualidade para a cidade. O evento contou com a parceria da UBER, apoio da Coca-Cola e do P7 Criativo e a colaboração da Unimed, SESC, UNIBH, Newton, Cedro, ClubeNerd, Aliança Francesa, Cotemig, On Projeções. Agradecimentos especiais aos orgãos municipais e estaduais pelo planejamento operacional impecável, sem os quais não seria possível realizar um evento desta magnitude.


O Instituto Periférico, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de empreendedorismo social criativos e sustentáveis, foi correalizador da Virada Cultural de Belo Horizonte de 2019.

34 visualizações

© 2019  •  Todos os direitos reservados. 

  • Instagram - White Circle
  • Flickr - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Por