top of page

16/10 - 19h05 

RAQUEL BOLINHO RAQUEL BOLINHO DEBATE SOBRE A CENA DE ARTE URBANA DE BELO HORIZONTE

Raquel Bolinho é a grafiteira criadora do “Bolinho”, o famoso personagem em forma de um cupcake que se tornou um cidadão ilustre de Belo Horizonte (MG). O objetivo da artista é colorir a cidade e dividir com milhares de pessoas sua paixão por doces e pela cultura urbana por meio da arte do grafite. Nesse projeto, ela pretende levar ao público um debate sobre a arte urbana na cidade, especificamente sobre a cena do grafite.

 

​

16/10 – 19h33

VERBO GENTILEZA - MESA DE CONVERSA - INOVAÇÃO SOCIAL NO TERCEIRO SETOR

A mesa de conversa "Inovação Social no Terceiro Setor" reúne um grupo de iniciativas do terceiro setor que acreditam no fortalecimento do coletivo para a construção de uma sociedade e um futuro melhor. Elas representam uma descontinuidade com relação às soluções habitualmente oferecidas e fornecem uma resposta criativa a problemas do tipo econômico-social. Participam da conversa Manu São Pedro (AIC), Daniel Morais (Atados), Ana Ly (Prosas) e Bruna Kassab (Evoé). A mediação é de Rômulo Silva.
 

​

16/10 – 21h42

BARRAL LIMA - O MERCADO FUTURO DA MÚSICA 

A oficina ministrada pelo produtor musical Barral Lima explora o mercado futuro da música e a pluralidade de opções de negócios, indicando a possibilidade de qualquer artista se produzir e se lançar por conta própria e obter seus resultados quase que diretamente, sem passar por gravadoras, selos ou quaisquer atravessadores. Isso se deve às inúmeras ferramentas, como o blockchain, o algoritmo, o NFT e as várias ferramentas lançadas frequentemente.

​

​

17/10 – 23h41

TV TÉCNICA - ESPECIAL VIRADA CULTURAL 2021

Neste episódio especial da TV Técnica, será apresentada uma cobertura de atrações que integram a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte 2021, com entrevistas feitas com trabalhadores da equipe técnica, conhecida como graxa. Eles vão contar como funciona a produção geral do evento, seus desafios e os projetos inusitados que já passaram pela programação. Também será exibido o processo de montagem, passagem de som, luz, vídeo e transmissão de diversas atrações.

 

​

17/10 – 0h13

EMERSOM - VIDEOAULA “ÁUDIO E PRÉ-PRODUÇÃO DE EVENTO”

A empresa Emersom oferece, durante a 6ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, uma videoaula sobre áudio e pré-produção de eventos. O objetivo é oferecer uma aula didática tanto para quem nunca trabalhou na área quanto para profissionais com experiência em produção.

 

17/10 – 8h02

VILLAS – UNIVERSO CERVEJEIRO - OFICINA DE PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL EM CASA OU APARTAMENTO

A oficina “Villas – Universo Cervejeiro” busca apresentar todos os processos de produção de cerveja artesanal em casa considerando a restrição de espaços para armazenagem dos equipamentos e insumos necessários. A cultura cervejeira é destacada por meio da apresentação de um breve histórico e de algumas curiosidades que vêm estimulando a produção de cerveja pelos próprios consumidores. Cada etapa do processo é apresentada de uma forma simples e prática, incluindo o processo de envase em garrafas.

​

 

17/10 – 10h04

KARINA NICÁCIO, KURU LIMA, LEANDRO CÉSAR, LUCIANA SALLES E RENATA CHAMILET - AÇÕES CULTURAIS PERENES: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DE FESTIVAIS CULTURAIS 

A live “Ações culturais perenes: desafios para a sustentabilidade de festivais culturais” apresenta uma roda de conversa para os trabalhadores da cultura, despertando reflexões sobre aspectos que integram o setor como manutenção de ações e projetos e iniciativas no sentido da sustentabilidade. A conversa é destinada a todos os artistas, empreendedores, produtores e agentes da cultura e demais interessados.

​

 

17/10 – 11h49

MARCELO CRASSO - O LABORATÓRIO DO DR. CRASSUS

A oficina “O Laboratório do Dr. Crassus” propõe a criação de uma websérie sobre o reaproveitamento criativo de embalagens plásticas descartáveis para a confecção de toy art. Baseada na definição de toy art como brinquedos para crianças grandes, a websérie tem como conceito um programa infantil para “crianças grandes” e busca referências em vários elementos da cultura pop do século 20. A intenção do canal é, a partir de uma estética da precariedade, criar no espectador a sensação de estar ligando uma televisão de tubo com recepção ruim em uma manhã de sábado.

 

​

17/10 – 12h03

CHAMA O SÍNDICO - OFICINA DE FANTASIAS E ADEREÇOS DESTINADA A CRIANÇAS COM BIANCA LUAR

A cantora Bianca Luar canta, conta e ensina a meninada a fazer um chapéu de jacaré, o mascote do bloco “Chama o Síndico”. Especialista em educação musical, a artista também é formada em violão popular e leva para a oficina uma oportunidade para que as crianças, em casa, se divirtam e estimulem a própria criatividade.

 

​

17/10 – 12h30 

BABU XAVIER - EXPLORANDO O UNIVERSO DA MÚSICA

A oficina “Explorando o universo da música” propõe trabalhar a sensibilização, coordenação motora e a propriedade dos sentidos na produção caseira de instrumentos musicais a partir da utilização de material reciclado, explorando matérias-primas que produzem sonoridade, como cabos de vassouras, canos de PVC e copos de plástico. A oficina será ministrada pelo músico e percussionista Babu Xavier e, devido à execução em formato on-line, será proposta a utilização de materiais que possam ser reproduzidos em casa. O intuito é demonstrar para professores, pais e educadores como podem ampliar seu campo de ação junto aos seus alunos e filhos.

 

​

17/10 – 12h57

SESI CULTURA - ARTE-PAPO

Nesta edição do “SESI Cultura Arte-Papo”, o tema é a Zona Cultural Praça da Estação, com os convidados Marina Toledo (SESI/MAO), Samira Ávila (SMASAC/CRJ) e Marco Antônio (Patrimônio Municipal). Estarão em pauta a importância dos 30 anos da Política de Patrimônio do município, a presença do Museu de Artes e Ofícios e sua importância histórica na construção da cidade e a ocupação das juventudes na cogestão do Centro de Referência das Juventudes, iniciativa inovadora no âmbito das políticas públicas brasileiras.

​

 

17/10 – 13h47

VERBO GENTILEZA

MESA DE CONVERSA - ARTE, FILOSOFIA E POLÍTICA: REVOLUÇÕES POSSÍVEIS 

Experiências artísticas e filosofia se entrelaçam em um debate sobre a identidade, a percepção do outro e a atenção como possibilidade de transformação, com participação de Jéssica Miranda, Ana Teixeira, Patrícia Tavares e Eveline Trevisan.

 

​

17/10 – 15h22

CHAMA O SÍNDICO - OFICINA DE DANÇA

Na 6ª edição da Virada Cultural 2021, o já tradicional bloco de carnaval “Chama o Síndico”, na figura de Léo Garcia, da Cia. de Dança do Palácio das Artes, convida todo mundo para dançar ao som de músicas de Tim Maia, que fazem parte de seu repertório. Garcia estará à frente da oficina ministrada pela ala de dança do bloco.

 

​

17/10 – 15h59

CHAMA O SÍNDICO - OFICINA DE PERCUSSÃO

O bloco de carnaval “Chama o Síndico” convida para a oficina de percussão com os músicos Daylon, Bruno Titio e Marquinho. Durante uma hora, os três integrantes promovem, de forma simples, uma tocada coletiva. Não há pré-requisitos e não é necessário saber tocar nenhum instrumento de percussão para participar do processo. Os músicos ensinarão os ritmos que o “Chama o Síndico” prioriza, como o funk, o ijexá, o reggae e o samba. Eles usarão surdo (surdo de 1ª: grave, surdo de 2ª: médio e surdo de 3ª: agudo), caixa, repique, agogô.

 

17/10 - 16h33 

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO (SMDE) - QUALIFICA! DA VIRADA - PERCURSO ECONÔMICO CULTURAL HIPERCENTRO: RUA DA BAHIA

Tendo como tema central “A contribuição da cultura no fomento à economia do município de BH”, o bate-papo apresenta questões históricas desde a chegada de imigrantes pela Estação Central até o desenvolvimento da rua da Bahia e a expansão dos negócios na capital mineira. Participam da conversa a analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, Rosane Corgosinho; o produtor teatral Pedro Paulo Cava; a artista Mara do Nascimento; a gestora do Museu da Moda, Maria Carolina Ladeira; e a educadora e fundadora do Sebo Ubuntu, Evellem Oliveira. O Projeto Qualifica! BH é realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

17/10 – 18h06

SENAC - MÃOZINHA DE PORCO COM CANJIQUINHA: JÁ EXPERIMENTOU?

O Senac em Minas, em parceria com a Virada Cultural de Belo Horizonte 2021, te ensinará a preparar uma deliciosa receita de mãozinha de porco com canjiquinha. Participam da atração o professor do Senac em Minas, Marcus Vinicius de Carvalho Monteiro, e o aluno de Tecnologia em Gastronomia no Senac em Minas, Glauco da Costa Knopp.

chancela_completa_site_DESKTOp.png
bottom of page