Almenara e Teófilo Otoni recebem as as próximas Conferências Regionais de Políticas para as Mulheres
- Instituto Periférico
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
Depois de um início potente em Araxá, o projeto Mulheres de Minas segue sua caminhada pelo estado. As próximas cidades a sediar as Conferências Regionais de Políticas Públicas para as Mulheres serão Almenara, em 4 de julho (sexta-feira), e Teófilo Otoni, em 8 de julho (terça-feira).

Os encontros são momentos estratégicos de escuta, diálogo e proposição coletiva para a construção de políticas públicas que garantam os direitos das mulheres e promovam a igualdade de gênero em Minas Gerais.
Realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, com coordenação do Instituto Periférico e apoio da Codemge, o projeto vem mobilizando lideranças e cidadãs em todas as regiões do estado.
Almenara – Vale do Jequitinhonha
Esta etapa será realizada em 4 de julho (sexta-feira), das 8h às 17h, no Tênis Clube (Rua Deraldo Guimarães, 85–Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 3 de julho na bio do perfil oficial do projeto no Instagram: @mulheres_de_minas.
Para Evany Andrade do Nascimento, secretária municipal de Mulheres de Almenara, “é uma honra e um privilégio sediar esse encontro. Esperamos que cada fala, cada ideia compartilhada gere mudanças concretas, fortaleça redes de apoio e afeto, e celebre a força e a diversidade das mulheres da região”.
Teófilo Otoni – Vale do Mucuri
Nesta regional o encontro será em 8 de julho (terça-feira), das 7h30 às 16h, no Expominas (Rua Coronel Mário Cordeiro–Jardim Serra Verde). As inscrições estão abertas até 7 de julho, também na bio do perfil oficial do projeto no Instagram: @mulheres_de_minas.
Um espaço essencial para a construção democrática
Com o tema “Mulheres Mineiras – construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”, as conferências estão sendo retomadas após quase uma década. Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o momento é histórico: “esse é um espaço democrático e essencial para que as mulheres mineiras contribuam ativamente na construção de políticas públicas mais justas e efetivas.”
A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Bárbara Ravenna, também destaca o simbolismo desta retomada: “vivemos um momento de reconstrução das políticas públicas para as mulheres. Queremos um Brasil e uma Minas com justiça de gênero, e essas conferências são fundamentais nesse processo.”
Rumo às conferências estadual e nacional
Durante as conferências regionais, são eleitas as delegadas que representarão suas regiões na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, em Belo Horizonte. O tema será “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”.
Na etapa estadual, também serão escolhidas as delegadas mineiras que participarão da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, programada para acontecer entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.
Acompanhe todas as etapas do projeto Mulheres de Minas no Instagram @mulheres_de_minas e participe dessa construção coletiva que fortalece o protagonismo feminino em Minas Gerais.