• Instituto Periférico

DiVera: a Festa da Palavra e da Cultura


A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio do Instituto Periférico, realiza a primeira edição da DiVera - Festa da Palavra e da Cultura de Conceição do Mato Dentro. Shows, palestras, oficinas, feira de livros e performances fazem parte das atividades do evento que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, no Largo da Capela de Santana (Praça Magalhães Pinto, 2-92). A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público.


Com o objetivo de celebrar a palavra em todos os seus usos e formatos, a DiVera propõe um passeio pela oralidade, pela musicalidade, pelo audiovisual e pelas brincadeiras de criança, além de ressaltar os laços emocionais e afetivos que Conceição do Mato Dentro tem com a literatura, em especial aquela voltada ao público infantil e juvenil.


O grande homenageado da festa é o escritor, pintor, chargista, caricaturista e jornalista mineiro Ziraldo. Com mais de 60 anos de carreira e consagrado como um dos maiores autores infantis do país, Ziraldo é conhecido por seu traço inconfundível e um legado inegável para a produção literária brasileira, além de apresentar em sua trajetória obras como "O Menino Maluquinho", "Flicts" e a "Turma do Pererê".


Além da homenagem a Ziraldo, a programação da DiVeras - Festa da Palavra e da Cultura de Conceição do Mato Dentro ainda inclui nomes como Ricky Goodwin, José Eduardo Gonçalves, Marcelo Xavier, Lucas Guimarães, Rosana Mont`Alverne e Mariana Jacques.


Gabriela Santoro, diretora do Instituto Periférico, enxerga a cidade como "o cenário ideal para o desenvolvimento de uma festa dedicada a força da palavra. Não só a palavra formal das grandes obras literárias, mas sobretudo a palavra contada em suas histórias locais, cantada em suas músicas e vivenciada por meio de oficinas, cenários e brincadeiras.".


A Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico Silvana Lages acredita que a “Divera - Festa da Palavra e da Cultura de Conceição do Mato Dentro tem como foco principal o despertar do interesse pela leitura. Para isso, atraímos a atenção das crianças através de uma vasta programação, com brincadeiras, contação de histórias, e várias atividades lúdicas que incentivam a criança a sonhar por meio do livro e da leitura.”.


“Na nossa gestão, cultura é prioridade nas suas mais variadas expressões. Conceição do Mato Dentro tem uma veia cultural muito forte e autêntica. Sempre digo que um povo sem cultura é como um corpo sem alma, e felizmente em Conceição é diferente. O conceicionense tem identidade e é uma satisfação enorme poder contribuir com essa construção constante", completa o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira.

80 visualizações