top of page
  • midias05

Veja a programação completa do Fanzinho



O FANZINHO é composto por atividades com foco na formação do público infantil e no direito de acesso aos bens culturais. O objetivo é contribuir, de forma lúdica e por meio de várias linguagens artísticas, com o despertar e a formação de uma consciência crítica das crianças, bem como o sentimento de orgulho racial, cultural e de promoção da igualdade entre os povos.

Em 2019, o FANZINHO conta com atividades artísticas e culturais, como oficinas de bonecas, penteados e shows, além do Carnavalzinho da Garotada, evento que apresenta atividades de leitura e a Oficina de Confecção de Máscaras Carnavalescas.

Data: 23 de fevereiro de 2019 Hora: 09h00 às 17h00 Local: Centro Cultural Venda Nova - Rua José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários

Programação

10H00 - Oficina Cabelo é uma questão de identidade, com Valeria Silva. Vagas: 20 pessoas por ordem de chegada.

Este projeto visa trabalhar através do cabelo a identidade dos indivíduos afro-brasileiros, pois grande parte dos indivíduos sofre conflitos internos por não aceitar suas características físicas e segundo Lody (2004 pág.) "O cabelo é um marcante indício de procedência étnica, é um dos principais elementos biotipológicos na construção da pessoa na cultura." Assumir seu cabelo é assumir sua identidade sua cultura étnica o cabelo é a moldura do nosso rosto.

O objetivo da atividade é conscientizar os indivíduos da importância da estética capilar afro e assim trabalhar a autoestima despertando, nos mesmos a necessidade de se auto afirmar etnicamente.

11H00 - Oficina Bonecas Abayomis - Bonecas de brincar, rezar e amar, com Marcela Alexandre. Vagas: 20 pessoas por ordem de chegada.

A oficina de Bonecas Abayomi tem como objetivo reforçar a importância do resgate e valor da cultura negra e promover o respeito à diversidade étnico-racial. Outro objetivo que consideramos importante é disponibilizar bonecas e bonecos negros para que nossas crianças tenham acesso e aprendam a respeitar, valorizar e brincar com as mesmas, ajudando assim a combater o racismo e preconceito. Quando os pais presenteiam seus filhos com uma Abayomi estão dando exemplo de conduta.

12H00 - Show Samba do Meio Dia

O Samba do Meio Dia é um projeto que surgiu através da vivência e da necessidade das sambadeiras e sambadores do Samba da Meia Noite. Com a presença das crianças (filhos e filhas das sambadeiras e sambadores) era necessário criar um espaço para que elas se expressassem pois era possível perceber o quanto a música, a dança, o ritmo, ou seja, a arte, se faziam presente em suas vidas por conviverem com a grande família de samba de Roda.

14H00 - Show MC Elis

Elis é uma Mc Dançarina de 7 anos que encanta a todos por onde passa e já dançou com Dream Team do Passinho, Mc Soffia e Karol Conka. Filha de Renata Morais, a guria sempre foi muito espontânea - e a mãe filmava tudo. Como a menina mostrou gostar das câmeras, da dança e do canto desde muito pequena, a mãe divulgava alguns vídeos de Elis nas redes. Em 2016, um deles bombou: a garota viralizou com um vídeo no qual falava de seu cabelo crespo, dizendo que "não era peruca".

15H00 - Espetáculo E´NCANTAR

Crianças e jovens negras têm feito a diferença na cena artística da cidade. Eles apresentam contos, poemas, brincadeiras e canções que envolvem todo o público celebrando a valorização das culturas tradicionais do Brasil e do continente africano. Lúdica e interativa a encenação se desenvolve com ricos contos populares como forma de transmitir conhecimentos e vivências de maneira simples e divertida. Brincadeiras e poesia não podem faltar. Em cena: Raisla Maria, João Lucas, Sarah Silva, Zahi Aisha, e o público.

Carnavalzinho da Garotada

09H00 - Oficina de Confecção de Máscaras Carnavalescas

10H00 às 12H00 - Cantinho de Ler e brincar especial

OBS: Durante todo o dia: mostra de artesanato, moda, acessórios e livros

12 visualizações
bottom of page