• Instituto Periférico

Vale do Jequitinhonha abre temporada de murais do Miradas de Afeto



O Miradas de Afeto está na estrada. Entre os dias 14 e 20 de fevereiro, a artista plástica e muralista Anna Göbel e sua equipe vão percorrer três cidades do Vale do Jequitinhonha, colorindo a cultura e as identidades locais através de pinturas de murais. Em Chapada do Norte, a primeira cidade a receber o projeto, o endereço do primeiro mural é o mercado municipal. A produção acontece nos dias 14 e 15/02. Em seguida, o projeto visita Berilo (16 a 19/02) e Araçuaí (19 e 20/02).


Nesta etapa, chamada de Eixo Fogo, as pinturas do Miradas de Afetos vão dialogar com as riquezas das práticas culturais da região, presentes na tradição dos grupos de tamborzeiros, congados, benzedeiras e artesãos, e da festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, tombada como bem imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan).


Além do envolvimento comunitário, a produção dos murais contará com o apoio de artistas e parceiros locais. No Vale do Jequitinhonha, o Miradas contará com o apoio do Centro Cultural Memorial do Vale e do fotógrafo Lori Figueiró.


O projeto Miradas de Afeto é realizado pelo Instituto Periférico e tem o apoio financeiro do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, via Lei Aldir Blanc MG - edital 16/2020.


O projeto também utiliza recursos arrecadados em campanha de financiamento coletivo, encerrada em outubro de 2020. A campanha mobilizou 80 colaboradores e levantou R$ 10. 540,00, que estão sendo utilizados para o custeio de despesas de viagem, como alimentação, gasolina e hospedagem, compra de materiais e contratação de serviços locais. A campanha também contou com a parceria das Editoras Autêntica e Lê, que disponibilizaram, gratuitamente, edições de livros infantis de Anna Göbel como contrapartidas às doações.


Saiba mais sobre o projeto AQUI

4 visualizações