top of page
MPL_Banner-cabeçalho.png
MPL_banner-programação.jpg

PROGRAMAÇÃO

12 DE AGOSTO • SEXTA-FEIRA

Wander Piroli_Foto_Wilson Avelar.png

DAS 8 ÀS 18H

EXPOSIÇÃO WANDER PIROLI, INVENTOR DO QUE EXISTE

A exposição Wander Piroli: inventor do que existe é uma mostra bibliográfica e afetiva da obra do escritor que fez de sua vivência no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, matéria literária, trazendo para sua escrita a vida de operários, marginais, bêbados e vagabundos, além de um universo singular da e sobre a infância. Composta por livros, fotografias, dados biográficos e textos literários, a mostra é um convite aos leitores de todas as idades a uma aproximação com o universo de Wander Piroli.

​

Curadoria: Carolina P. Fedatto

Projeto expográfico: Micrópolis

Galeria Paulo Campos Guimarães

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade 

barbara-amaral.jpg

9H

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO "WANDER PIROLI: INVENTOR DO QUE EXISTE", E NARRAÇÃO DE HISTÓRIA COM CIA. CANTA CONTOS

A Cia. Canta Contos é formada pela narradora de histórias Bárbara Amaral e pelos músicos Babu Xavier e Tininho Silva. É o encontro da palavra, cultura popular, literatura e a música

Galeria Paulo Campos Guimarães / Teatro da Biblioteca | Circuito Liberdade 

SEMINÁRIO MINAS NO PLURAL

HISTÓRIAS DE MUITAS PESSOAS,

NO HORIZONTE DE TODAS

INSCRIÇÕES

GRATUITAS

O Seminário Minas no Plural: histórias de muitas pessoas, no horizonte de todas, é um convite do Instituto Periférico e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais à reflexão e a trocas de experiências sobre acessibilidade em bibliotecas e equipamentos culturais. Toda a programação é gratuita e as pessoas com deficiência contarão com recursos de acessibilidade para sua participação.

​

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO QUE INTEGRA O FESTIVAL MINAS NO PLURAL LITERÁRIA

9H30

CONFERÊNCIA

O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À LEITURA E A BENS CULTURAIS

COM CARLA MAUCH (SÃO PAULO)

MEDIAÇÃO DE CLEIDE FERNANDES (BELO HORIZONTE)

CARLA-MAUCH.png

CARLA MAUCH

Pedagoga, especializada em Deficiência Intelectual, pós-graduada em Tecnologia Assistiva e mestra em Psicologia da Educação. É coordenadora da Mais Diferenças, OSCIP que atua com Educação e Cultura Inclusivas. Atua em projetos sobre direito ao livro, à leitura e à literatura, tais como: pesquisa e produção de livros em múltiplos formatos, formação de mediadores de leitura, formação de leitores com e sem deficiências. Atua em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Cleide-Fernandes.png

CLEIDE FERNANDES

Bibliotecária e gestora na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Desde 2006 desenvolve projetos de incentivo à leitura para pessoas com deficiência. Atualmente coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Cursa especialização em Audiodescrição na PUC Minas, com ênfase na acessibilidade na Cultura. Atualmente coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais.

​

14H30

MESA DE DEBATE

DISCURSOS E PRECONCEITOS: BIBLIOTECAS PARA QUEM?

COM BRISA MARQUES (BELO HORIZONTE) E SÔNIA CALDAS PESSOA (BELO HORIZONTE)

MEDIAÇÃO DE WANDER FERREIRA (BELO HORIZONTE)

Brisa-Marques.png

BRISA MARQUES

Performer, jornalista, curadora, escritora e letrista. É autora dos livros Entre as veias de fato e Corpo-concreto. Criou e apresentou os programas Cardápio Cultural, exibido pela BH News; Ação ilimitada, na Rede Minas; Casa aberta, Lusofonia, os vários sons da língua portuguesa, Disco de pelúcia e Estúdio vivo, exibidos pela Rádio Inconfidência, da qual foi também Diretora Artística.

SONIA-CALDAS.png

SÔNIA CALDAS PESSOA

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, com estágio pós-doutoral na Université Paris Est-Crèteil / Le Céditec. É professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, e co-coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades.

Wander-Ferreira.png

WANDER FERREIRA

Graduado em Biblioteconomia pela UFMG, pós-graduado em Literatura Infantil e Juvenil e contação de histórias pela FATUM Curitiba, bibliotecário da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte / Fundação Municipal de Cultura e mediador de leitura.

16H30

MESA DE DEBATE

EQUIPAMENTOS CULTURAIS PARA TODAS AS PESSOAS

COM CARLITO HOMEM DE SÁ (BELO HORIZONTE), IRACEMA CARMO MACHADO / INSTITUTO VIVA DOWN (BELO HORIZONTE) E GLEISON FERNANDES DE FARIA (ITAÚNA)

MEDIAÇÃO:  ALEXANDRO LIMA (BELO HORIZONTE)

Carlito-Homem-de-Sá.png

CARLITO HOMEM DE SÁ

Bacharel em Letras pela UFMG e servidor público do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É leitor voraz e frequentador do Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

​

GleisonEDIT.jpg

 

GLEISON FERNANDES DE FARIA

 

Gleison Fernandes de Faria é bacharel em Ciência da Computação e inventor do Teclado Inteligente Multifuncional (TIX).

​

Iracema.png

IRACEMA CARMO MACHADO

Fundadora e gestora social do Instituto Viva Down, uma associação sem fins lucrativos fundada em janeiro de 2018 com o objetivo de ampliar as possibilidades e melhorar a qualidade de vida das famílias e pessoas com Síndrome de Down.

Alexandro-Lima.png

ALEXANDRO LIMA

Graduado em Letras pela PUC Minas e pós-graduado em Biblioteconomia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Ministra aulas de inglês, de leitura e escrita braille e de informática para pessoas com deficiência visual. Atua como revisor braille na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E GARANTA SUA VAGA PARA O SEMINÁRIO!

Carlos-Menino.jpg

14H

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO "WANDER PIROLI: INVENTOR DO QUE EXISTE", E NARRAÇÃO DE HISTÓRIA COM CARLOS BARBOSA

Carlos Barbosa é contador de histórias, fotógrafo e pesquisador de culturas orais tradicionais e culturas literárias.

Galeria Paulo Campos Guimarães / Teatro da Biblioteca | Circuito Liberdade 

_MG_0236---DinalvaAndrade.jpg

18H30

HISTÓRIAS DE WANDER PIROLI EM LIBRAS, COM LAÍS DRUMMOND E DINALVA ANDRADE

Dinalva Andrade é atriz, contadora de histórias e tradutora intérprete de Português/Libras.

 

Laís Drumond, surda, é atriz e contadora de histórias.

Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade 

Andrea-L..jpg

20H

LEITURA DE "A MÃE E O FILHO DA MÃE" DE WANDER PIROLI, POR ANDREA LEDO

Andrea Ledo é estudante de Letras, tem formação técnica em Cinema e desenvolve pesquisas na área de Cinema e Educação. Atuou como livreire na Livraria Mineiriana e na Livraria Quixote.

Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade 

WhatsApp-Image-2022-07-31-at-17.44.31.jpg
LUCAS-AMORIM.jpg
Fabrício-Marques.jpg

19H

MESA DE HOMENAGEM À WANDER PIROLI, O INVENTOR DO QUE EXISTE COM CAROLINA FEDATTO E FABRÍCIO MARQUES

Mediação: Lucas Amorim
 


Carolina P. Fedatto é doutora em Linguística pela Unicamp. Fez estágio de doutorado na Universidade de Paris III. Idealizadora da Cria Coletiva, uma comunidade de discussão e encontro com os livros, a linguagem e as infâncias. É curadora da exposição Wander Piroli: inventor do que existe. 


Fabrício Marques é escritor, jornalista e doutor em literatura comparada pela UFMG. Autor de vários livros, entre eles Wander Piroli: uma manada de búfalos dentro do peito (finalista do Prêmio Jabuti em 2019, perfil biográfico, Conceito, 2018), Uma cidade se Inventa (livro-reportagem, Scriptum, 2015, finalista do Prêmio Jabuti em 2016). 


Lucas Amorim é historiador e mestrando em Artes, gestor cultural, curador e professor. Atual Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o compromisso de ampliar e democratizar o acesso à informação e à leitura no Estado.

Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade 

MPL_Chancelas.png

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS OUTROS DIAS

bottom of page