14 AGO • DOMINGO
DAS 8 ÀS 12H
EXPOSIÇÃO WANDER PIROLI, INVENTOR DO QUE EXISTE
A exposição Wander Piroli: inventor do que existe é uma mostra bibliográfica e afetiva da obra do escritor que fez de sua vivência no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, matéria literária, trazendo para sua escrita a vida de operários, marginais, bêbados e vagabundos, além de um universo singular da e sobre a infância. Composta por livros, fotografias, dados biográficos e textos literários, a mostra é um convite aos leitores de todas as idades a uma aproximação com o universo de Wander Piroli.
Curadoria: Carolina P. Fedatto
Projeto expográfico: Micrópolis
Galeria Paulo Campos Guimarães
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade
10H
OFICINA PARA CRIANÇAS "INVENTANDO PASSARINHOS", COM CAROL FERNANDES
Inspirada pela presença constante dos passarinhos que visitam meu quintal, convido crianças e adultos a inventarem comigo nossa própria coleção de passarinhos. Os pássaros, criados livres, serão construídos por meio da técnica de colagem.
Carol Fernandes é escritora e ilustradora. É autora de "Se eu fosse uma casa" (Tuya, 2021) e de "Coração do Mar" (Crivo, 2019). Além dos trabalhos autorais, também ilustra textos de outros autores.
Público-alvo: crianças de todas as idades
Centro Cultural Banco do Brasil | Circuito Liberdade
10H
OFICINA PARA CRIANÇAS "BRINCAR: LINGUAGEM UNIVERSAL DAS INFÂNCIAS", COM ROQUINHO
Encontro, em espaço aberto, com público de todas as idades, para brincar e construir brinquedos tradicionais da infância brasileira.
Roquinho é brincante, observador das culturas das infâncias, membro fundador e gestor da Carretel Cultural. Promove, há 30 anos, uma reflexão sobre a importância de brincar para a plenitude do desenvolvimento humano.
Público-alvo: crianças de todas as idades
Praça da Liberdade | Circuito Liberdade
10H30
INTERVENÇÃO DE DANÇA “(in)tensões”, com CIA. DE DANÇA DO PALÁCIO DAS ARTES
(in) tensões é uma intervenção de Dança da Cia. de Dança Palácio das Artes, com atuação do elenco masculino dirigido pelo elenco de mulheres da Cia.
A montagem foi concebida em 2019, a partir de experimentos com recortes de cenas dos espetáculos em que o elenco masculino era protagonista. A partir desse recorte de cenas, foram propostas pelas diretoras algumas questões/provocações aos bailarinos. "Como você vivencia um conflito? Quais são os pontos seguros em que você se apoia? E quais são os pontos frágeis?”
A partir desses questionamentos, os bailarinos criaram uma situação de jogo, tensionando corpo, espaço, movimento e ações internas que relacionam tempo e percepção de si mesmos.
Praça da Liberdade | Circuito Liberdade
11H
ESPETÁCULO MUSICAL "CASA DE BAMBU", COM O GRUPO BAMBULHA
O Grupo Bambulha é um projeto de extensão da UFMG, criado em abril de 2019. É formado por educadores musicais e alunos do curso de Licenciatura em Música e coordenado pela professora Angelita Broock. O grupo se dedica ao público infantil e seu repertório é composto por músicas autorais e do cancioneiro popular, com arranjos próprios que passeiam por vários estilos musicais.
Praça da Liberdade | Circuito Liberdade